BRASÍLIA, 51 ANOS

Roupa de festa
Isto é a Esplanada dos Ministérios ou a Feira de Caruaru?

Brasília completa 51 anos de inauguração no dia 21 de abril. A cidade que nasceu das utopias é hoje vítima da cultura do saque e da ganância. A cidade que surgiu das pranchetas como um projeto de obra de arte vai aos poucos incorporando o espírito da favelização: ocupação desordenada, desprezo pelo planejamento urbano, desrespeito aos monumentos históricos.

Para a comemoração do aniversário de 51 anos, o Governo do DF, em vez de embelezar a cidade, enche a esplanada de barracos, palcos, arquibancadas, altares e até campos de futebol. Destrói o gramado e faveliza a área mais importante da cidade.

Pelo projeto original de Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi desenhada para ser um grande espaço aberto, por onde se pudesse observar o Congresso Nacional desde a rodoviária. A Esplanada é tombada pelo Patrimônio Histórico e faz parte da área tornada intocável pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. Ali, é proibida a execução de qualquer edificação acima do solo, de forma a garantir total visibilidade do Congresso Nacional.

Com todo respeito à Feira de Caruaru, Brasília é outra coisa. A Feira de Caruaru é um grande encontro espontâneo, uma festa popular. O atrativo de Caruaru é a multidão e a muvuca bem organizada; o da Esplanada dos Ministérios é o espaço vazio. Os governos querem atrair turistas para Brasília, mas se esquecem de manter a cidade bem arrumada para quando eles chegarem.

Assim como o governo local pratica e é conivente com esses atentados contra a integridade da cidade, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se omite e o Instituto dos Arquitetos do Brasil silencia. Então, por que a população, que tantas vezes se levantou em defesa de Brasília, não grita? Ou será que essa população, outrora consciente e atuante, agora prefere ouvir a música de péssima qualidade que emana dos palcos na Esplanada?


[A foto que ilustra esta postagem foi tomada emprestada ao Correio Braziliense]

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem dera que fosse a feira de Caruaru, seria ótimo, porque lá tem personalidade, tem cultura, tem valores e costumes enraizados.

Isso aí parece mesmo – o pior – que a casa-de-mãe-joana.

O silêncio, a omissão a indiferença contribuem para a pepetração dessas mutilações contra a organização urbana de BSB. Depois do espólio catastrófico de Roriz-Arruda-PaulOOCtavio, tá difícil deslotear Brasília desses saqueadores fundiários da Capital.

Ronaldo Cagiano

Alexandre Marino disse...

E em maio teremos campeonato internacional de motocross... Adivinhe onde?

Anônimo disse...

A crítica é contra o que mesmo? sinceramente, nao entendi.