LÁ SE FOI UM AMIGO

Conheci o jornalista Kido Guerra na redação do Jornal de Brasília, em 1982. Depois voltamos a trabalhar juntos, entre 1985-87, no Jornal do Brasil, onde fiz bons amigos e tive a mais rica experiência profissional de minha vida. Kido tinha a idade de Brasília e total identidade com a cidade, e sobre ela compôs canções, escreveu crônicas e reportagens deliciosas. Nascido no Rio, vivia em Brasília desde um ano de idade.

Na foto que ilustra esta postagem, Kido, à esquerda, me apresenta algumas cervejas belgas, entre elas a irresistível Westmalle, feita por monges trapistas. Estávamos em Louvain-la-Neuve, Bélgica, onde ele viveu de 1993 a 1996 e me recebeu durante dois dias no pequeno apartamento em que morava com a esposa, Tânia. Nessa ocasião, Kido me apresentou algumas canções que havia composto sobre poemas que lhe cedi quando ele deixou o Brasil.

Na volta, no fim de 1996, Kido mergulhou em atividades profissionais e me informou que música, a partir de então, seria só para relaxar. Lamentei a decisão, pois Kido tinha talento, que demonstrou nos anos heróicos de Brasília - quando a cidade era um deserto decorado por um prédio aqui, outro ali - e depois, já repórter do Jornal do Brasil, quando uma vez por semana se apresentava num bar da Asa Norte ao lado de Ney Flávio Meirelles.

De Louvain-la-Neuve eu trouxe um presente precioso, que guardei com carinho - uma gravação em fita cassete, voz e violão, de nossas incipientes parcerias. Kido era uma pessoa generosa e eu o considerava um amigo. Soube com dois dias de atraso que ele não estava mais entre nós. Este texto é uma tentativa de prestar-lhe uma homenagem, aquela inútil homenagem que nos sentimos tentados a fazer, como se pudéssemos operar algum milagre.

4 comentários:

Eleonora Marino Duarte disse...

vim lhe perguntar qual a origem de teu sobrenome "marino" (famíla etc..) e me deparo com um emocionante post. aliás, excelente blog!


grande abraço!

Alexandre Marino disse...

Obrigado pelo comentário, Betina. Procurei seu e-mail pra lhe responder, mas não encontrei... Mantenha contato!

Eleonora Marino Duarte disse...

e-mail: cespontanea@gmail.com

obrigada pela resposta,

abraços!

Ney Flávio disse...

Alexandre:
Estou no Rio, de volta, desde 2007. Soube por intermédio do meu padrinho, o Fernando Martins o que aconteceu com o Kido. Estou, desde então, desolado. Fiz uma cirurgia na sexta-feira, dia 17 e ainda estou em recuperação. Queria saber mais notícias a respeito de você e de como tudo aconteceu. Um grande abraço meu amigo,
Ney Flávio Meirelles