Alguns dados sobre leitores e leituras

A proporção de brasileiros de 15 a 64 anos classificados como "analfabetos absolutos" vem caindo ao longo dos últimos anos, mas ainda totaliza 7% da população. Outros 25% da população de mesma faixa etária estão no nível rudimentar de alfabetismo, que corresponde à capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares, como um anúncio ou pequena carta, ler e escrever números usuais ou manusear pequenas quantias de dinheiro. Ou seja, 32% da população, ou algumas dezenas de milhões de pessoas, não são capazes de ler e compreender uma notícia de jornal, e muito menos um livro.
Esses dados são revelados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) em sua medição mais recente, realizada no segundo semestre de 2007 e divulgada esta semana. A pesquisa, realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, do Grupo Ibope, e pela ONG Ação Educativa desde 2001, é baseada em entrevistas e testes cognitivos aplicados a amostras de 2 mil pessoas, residentes em zonas urbanas e rurais em todas as regiões do País.
Os testes abordam temas práticos do cotidiano e são acompanhados de amplo questionário. Os resultados definem quatro níveis de alfabetismo. Além dos citados acima, há o alfabetismo básico e o de nível pleno.
O alfabetismo básico permite a leitura e compreensão de textos de média extensão e números na casa dos milhões, solução de problemas com seqüência simples de operações e noção de proporcionalidade, mas impõe limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos, etapas ou relações.
Os plenamente alfabetizados lêem textos longos, interpretam informações, distinguem fato de opinião, interpretam tabelas e gráficos, etc. Os alfabetizados de nível pleno são apenas 28% da população na faixa etária de 15 a 64 anos, objeto do estudo. A maior parcela está na faixa do alfabetismo básico, girando em torno dos 40%.
Entre a pesquisa anterior, de 2005, e a atual, a variação em cada faixa ficou em torno de 1% a 2%, e só os analfabetos tiveram sua parcela reduzida mais significativamente, de 11% para 7%. Os dados mais recentes indicam que os de nível rudimentar são 25%.
Entre os entrevistados para a pesquisa de 2005, 45% dos alfabetizados (os três níveis) lêem a Bíblia, o livro mais lido, e 21% não lêem nenhum, em média. Esse item revelou alguns dados bem interessantes. Enquanto o percentual de leitura da Bíblia é praticamente o mesmo entre os níveis rudimentar, básico e pleno (46%, 48% e 47%), a auto-ajuda ganhou disparado entre os de nível pleno (22%), ficando em 5% e 9% nos dois níveis mais baixos. Somente 7% dos plenamente alfabetizados declararam não ler.
A poesia (15%) ficou acima dos livros técnicos e auto-ajuda na média geral (ambos com 11%). No entanto, tem o mais baixo percentual de leitura - 19% - entre os alfabetizados de nível pleno, que teoricamente seriam os mais capazes de enfrentar as suas armadilhas e apreciar os seus prazeres. O gênero mais lido entre estes é policial e aventura, com 49%. Todos os dados revelados por essas pesquisas são interessantes para reflexão, mas nada surpreendentes para os observadores dos hábitos brasileiros.

2 comentários:

Átila Siqueira. disse...

Oi, adorei o seu blog, o achei muito interessante, com assuntos bem relevantes, e sobre tudo esse post.

É muito triste ver como as pessoas no Brasil não tem o hábito da leitura, e ainda é mais triste é ver que dentre os alfabetizados mais avançados a leitura de poesia é tão baixa, uma vez que nosso país conta com poetas extraordinários e com uma diversidade muito grande e rica.

Também achei muito triste que tantas pessoas não consigam ler direito, ou entender um texto, e que não passem nesse sentido de analfabetos funcionais, mas a parte boa é que me parece, segundo o seu texto, que esse indice vem caindo, e eu torço para que continue caindo mesmo.

Outro dia eu estava pensando aqui em minha casa, em como deve ser a vida de uma pessoa que não consegue ler direito, ou que não não sabe ler nada, que é completamente analfabetizada; e em meio a esses pensamentos eu não consegui imaginar como é isso, como é não ler. Para mim, que vivo imerso nos livros durante quase o dia inteiro, todos os dias já a alguns anos, não consigo imaginar isso, é algo fora da realidade, mas só posso pensar que deve ser uma vida muito ruim a vida longe dos livros, talvez até mais feliz, pois já ouvi e já vi que muitas vezes a ignorância trás uma certa felicidade, talvez proveniente da simplicidade, não sei bem, mas eu não consigo me imaginar assim, é algo fora da minha realidade.

Bom Alexandre, eu gostei muito de seu blog e lhe dou os parabéns por ele, e quando puder, dê uma passada lá no meu blog para me prestigiar. E como gostei muito de seu blog, vou colocar um link no meu blog para o seu.

Meu blog é: atilasiqueira.blogspot.com

Um grande abraço, Átila Siqueira.

Alexandre Marino disse...

Caro Átila, obrigado pela visita e leitura. Apareça sempre!