
Escritores e estudiosos reconhecidos internacionalmente estarão na capital brasileira para participar de atividades que vão de sessões livres de recitais a conferências e debates. A BIP será realizada em salas da Biblioteca Nacional, do Teatro Nacional e de vários outros espaços, pertencentes ou não ao governo local, além de bares, cafés, escolas, livrarias, e também ao ar livre. Os eventos não se restringirão a Brasília – os poetas invadirão outras cidades do DF e do Entorno. A programação ainda não está fechada, mas o evento, segundo o diretor da Biblioteca, Antonio Miranda, já conta com patrocínio de entidades nacionais e internacionais e apoio de diversas embaixadas, além do interesse de poetas brasileiros e estrangeiros.
As novas tendências da poesia contemporânea brasileira e internacional estarão representadas em diversas linguagens – escrita, falada, musical, performática. Estão previstas sessões de poesia visual, varais, exposições de banners gigantes, exibição de documentários, projeção de textos nas paredes externas de monumentos da Esplanada dos Ministérios, além da realização de oficinas, concursos, seminários e conferências.
A Bienal de Poesia, da forma como está sendo pensada, tem tudo para exercer o papel agregador que falta ao cenário poético da capital brasileira, que conta com bons escritores, muita atividade literária, mas de forma segmentada e fragmentária. Espera-se que a Poesia se desnude de paletós e gravatas e invada as ruas de Brasília, atraindo não apenas os freqüentadores de alguns auditórios isolados, como também a moçada que discute literatura nos bares. Este será o primeiro grande desafio da Bienal. O segundo será a continuidade, para que possa, de fato, ser chamada de Bienal – ou, quem sabe, até Anual, por força do sucesso.
Leia aqui todas as notas e informações sobre a Bienal Internacional de Poesia de Brasília publicadas neste blog.
2 comentários:
A Primavera dos Poetas Le Printemps des Poètes
Eloge de l'autre - Elogio do outro
Des poèmes qui écoutent, qui répondent, qui voyagent
Poemas que escutam, respondem, viajam
Source salvador2008printempsdespoetes@yahoo.fr
Oi, Alexandre. Aqui é Ana Cristina Vilela, amiga da Angélica Torres Lima. Bem... procurei notícias sobre a Bienal para pôr em meu blog (http://macondos.blog.terra.com.br/) e me deparei com a sua, que, claro, gostei muito. Tomei a liberdade de colocá-la lá, com citação do seu blog e de sua autoria, claro! Se quiser que eu a retire, entre em contato, por favor (ana.vilela73@terra.com.br).
Postar um comentário