Documentário sobre "O Sol": lançamento

O DVD do documentário O Sol, caminhando contra o vento, de Tetê Moraes e Martha Alencar, será lançado em Brasília, nesta sexta-feira, 23 de novembro, no Hotel Nacional, às 18h, dentro da programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Para quem não se lembra, o documentário é sobre o jornal-escola O Sol, criado por Reynaldo Jardim em 1967.

O jornal O Sol saiu, pela primeira vez, em 21 de setembro de 1967, no início da primavera, ou seja, há exatos 40 anos. O filme O Sol – caminhando contra o vento é um recorte da Geração 68, por meio das páginas do jornal que, embora tenha sobrevivido pouco, tornou-se símbolo de uma época e contou com a participação ativa de Chico Buarque, Zuenir Ventura, Ana Arruda Callado, Gilberto Gil, Betty Faria, Gilberto Braga, Hugo Carvana, Ittala Nandi, Ruy Castro, Luiz Carlos Sá, entre outros.

A versão em DVD do documentário de Tetê Moraes e Martha Alencar inclui depoimentos adicionais de Caetano Veloso, Carlos Heitor Cony, Dedé Veloso, Fernando Gabeira, Reynaldo Jardim (o criador do jornal), Ziraldo, Zuenir Ventura, Fernando Barbosa Lima, Silvio Tendler e, ainda, uma conversa entre Cacá Diegues e as diretoras.

Além disso, os extras do DVD contam com uma variada seleção de páginas de O Sol e making-of da trilha sonora incidental do filme, assinada por David Tygel - que reúne fonogramas originais de sucessos da época como Alegria, Alegria, Domingo no Parque, Roda Viva, Tropicália, Panis et Circenses, entre outras.
Postar um comentário