Ainda é tempo

O Festival de Poesia Falada de Varginha (MG) recebe inscrições até a próxima terça-feira, 20, valendo o carimbo dos correios no envelope. Varginha tem 116 mil habitantes e fica a 320 quilômetros de Belo Horizonte, no sul de Minas. A cidade ganhou fama folclórica com aquela história do "ET de Varginha", mas para os poetas, especialmente os mineiros, o vínculo é outro.

O Festival de Poesia Falada é uma tradição. O prêmio é pequeno, mas para quem tem tempo e disposição para a viagem, vale a participação e a visita. Nos anos 70 e 80, a cidade era tomada por uma caravana dessas figuras estranhas, vindas principalmente de Belo Horizonte. Por lá passaram Pascoal Mota, Fritz Teixeira de Salles, Antonio Barreto, Geraldo Reis, Henry Correa de Araújo, grandes nomes da poesia mineira, revelados nas páginas do heróico e histórico Suplemento Literário do Minas Gerais, cria de Murilo Rubião.

Agora que a poesia volta a ganhar força de expressão no país, é bom saber que Varginha entra novamente no circuito. O Festival recebe até três poemas por autor até a próxima terça-feira, seleciona 20 até o dia 6 de junho e realiza a noite de apresentação no dia 28 de junho, sábado. O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser acessados aqui.
Postar um comentário